quinta-feira, 3 de junho de 2010

...Assim, no contexto daquele que deve ser o objectivo sumário da anabolismo progressivo dos nutrientes referentes à vida, destacam-se 7 enzimas. Todas elas catalisam reacções irreversíveis, ou seja, o produto não vai voltar a formar substrato no sentido inverso. A enzima marca-passo é a do ponto (1), a cínase do sorriso. É ela que, consoante a sua actividade, controla a velocidade de toda a via.

(1) cínase do sorriso: sorriso + ATP -> sorriso-P + PPi
(2) líase da alegria: sorriso-P + 3 palavras sinceras -> alegria-A1 + Pi + 3H20

A desidrogénase da alegria (3) é a enzima que promove a oxidação e consequente destruição da alegria-A1, sendo os produtos da reacção libertados no fluído da solidão, juntamente com ácido vazio ou vaziolato. Esta enzima está activa quando a líase da alegria é voluntariamente inibida.

(3) desidrogénase da alegria: alegria-A1 + NAD+ -> indiferença-A1 + NADH + CO2

Porém, existe uma via de salvamento para a indiferença-A1. É catalisada pela desidrogénase da alegria dependente de NADPH (4) Posteriormente, a mãos-dadas sofrem a acção de uma isomérase (5), convertendo-se em alegria-A1 de novo.

(4) desidrogénase da alegria dependente de NADPH: indiferença-A1 + NADPH -> mãos-dadas + NADP+
(5) mãos-dadas <-> alegria-A1

O processo de anabolismo continua, juntando-se alegria-A1 a D-B-escutar, reacção catalisada pela sintétase da D-B-ajuda (6). O D-B-escutar é um composto nutricionalmente indispensável, não é conhecida nenhuma via de sua síntese endógena. Em média, um indivíduo adulto de 70 kg necessita de 120 minutos de D-B-escutar por dia.
Por último, duas moléculas de D-B-ajuda, já na matriz da mitocôndria, juntam-se a uma molécula de acetil-Coa, gerando o composto último da via, o fraternil-CoA.

(6) sintétase da D-B-ajuda: alegria-A1 (4C) + D-B-escutar (2C) + ATP -> D-B-ajuda + ADP + H2O
(7) 2 D-B-ajuda + acetil-CoA -> Fraternil-CoA (8C)

Sem comentários:

Enviar um comentário